por Priscila Boldrini.

Hoje vamos falar de um lugar muito especial numa casa, do coração dela: a cozinha! Então vem comigo que vou passar um café…

Na cozinha ocorrem as invenções, alquimias, surpresas, afagos, carinhos, lambanças, enfim, pode acontecer de tudo neste espaço.

Reparou que é um lugar da casa onde acontecem transformações? Os alimentos entram crus e saem integrados em receitas incríveis ou até mesmo num simples arroz refogado delicioso!

Mas este espaço precisa estar preparado, organizado e equipado para que seja sempre um prazer desfrutá-lo.

Algumas regras são importantes:

1- A pia deve estar perto do fogão para qualquer emergência culinária. Já pensou em cruzar a cozinha segurando uma panela de pressão muito quente?

2- Locais de armazenamento de ingredientes, louças e utensílios são indispensáveis para manter a organização e praticidade. Quem consegue trabalhar bem na bagunça?

3- A gaveta de talheres ou utensílios devem estar perto do fogão para que se tenha acesso rápido a uma colher ou algo desse tipo. Ninguém quer ter seu brigadeiro queimado por falta de colher à mão.

4- A ergonomia garantirá bem estar aos seus usuários, ou seja, a bancada deve estar na altura média de 90cm, deve ter espaço para os pés sob a mesma, armários superiores devem ter altura em torno de 1.50m a partir do piso, etc. Subir em bancos é sempre um risco de acidentes, ainda mais com peças de vidro ou cerâmica nas mãos.

5 – A utilização de materiais de revestimento duráveis e fáceis de limpar garantirão a beleza da sua cozinha por muito tempo. Revestimentos porosos ou que absorvam água não permitem a limpeza, sua cozinha ficará encardida rapidamente.

A cozinha pode ter vários estilos. Ela pode ser rústica com fogão a lenha, pode ser retrô, moderna ou contemporânea. Pode ser compacta ou bem grande, com uma bancada em ilha, que é o sonho de muita gente.

A copa com mesa e cadeiras para refeições pode ser integrada a este espaço.

 

E que tal a premiada cadeira Uma para sua mesa?

Não podemos esquecer que uma mesa bem posta, bonita, apetece ainda mais. Jogos americanos são muito práticos e deixam qualquer mesa bacana.

O modelo Urban preto é uma graça, e para quem preferir tem na cor vermelha também.

A luminária pendente Tulipa é um ótimo recurso de iluminação e delimitação de ambientes se colocadas sobre balcões entre a cozinha e a sala por exemplo. Você ainda pode utilizar várias delas sobre uma mesa, com alturas diferentes. Vai ficar maravilhoso!

E para encerrar minhas dicas, não se esqueça das louças!

Eu garanto que os bowls Insetos vão surpreender seus convidados.

Não se esqueça que um projeto bem feito garante uma cozinha de sucesso! Procure sempre um profissional, ele lhe indicará as melhores soluções e você não perderá dinheiro com tentativas em vão.