Também conhecido como nórdico, o estilo escandinavo é originário do norte da Europa e é característico por conta da luminosidade que proporciona aos ambientes.

Se você está procurando inspiração de cozinhas com estilo escandinavo, fique de olho nas dicas que preparamos!

Aposte nas cores certas

O passo inicial para ter uma linda cozinha escandinava é acertar nas cores principais do ambiente. Em primeiro lugar, o branco é predominante. O estilo é marcado pela luz e dessa forma, investir em armários, paredes e azulejos na cor é o primeiro passo.

As outras cores que caracterizam o estilo são o cinza e o bege.

Alguns tons vibrantes podem aparecer na cozinha escandinava, geralmente de forma bem pontual. O preto também pode ser usado, mas sempre com cuidado para não predominar.

 

Madeira dá sensação de aconchego

Cozinhas escandinavas quase poderiam ser consideradas modernas ou mais industriais, não fosse por um detalhe: As madeiras em tons naturais. São elas as responsáveis pela sensação de aconchego que o estilo garante.

A madeira pode aparecer em qualquer lugar do ambiente: Nas cadeiras, no tampo da mesa, detalhes nos armários e até mesmo nas partes mais decorativas.

Presença da Natureza

Se você escolheu o estilo escandinavo para sua cozinha, é importante se atentar a um detalhe: a presença de plantas. Um ponto muito característico desse tipo de decoração, os vasos de plantas ou flores são marca registrada.

Escolha um vaso com plantas, ervas aromáticas ou folhagens bonitas é garantia de um ambiente nórdico. Se você escolher flores, pode ficar no branco, que é infalível, ou apostar nas pétalas coloridas e usá-las como ponto de cor.

Linhas retas para harmonizar

Outra dica para arrasar na cozinha escandinava é investir nas linhas retas. Móveis, mesas e cadeiras sem muitos detalhes mantém a identidade do estilo.

Por esse motivo, elementos geométricos também são muito bem-vindos no espaço, como panos, toalhas de mesa e quadros com a temática.

 

Texto produzido pela Equipe da Viva Decora.