newsletter

Válido para compras acima de R$ 800,00 e limitado a 1 uso por pessoa. Não válido para Cadeira UMA, Vale Presentes, Lançamentos, Bazar e Flash Sale.

Cristian Zuzunaga


Cristian Zuzunaga nasceu em Barcelona (1978), filho de mãe catalã e pai peruano, e vive em Londres desde o fim dos anos 90, depois de viajar o mundo. Graduou-se em Design Tipográfico no London College of Communication, seguido de um mestrado na Royal College of Art e sua herança familiar, de base multicultural reflete-se em seu trabalho. Sua formação, inicialmente em biologia, aproximou-o do microscópio e a ideia de ampliar um objeto para dividi-lo em suas menores partes o fascinava e, embora tenha abandonado os estudos de biologia sem terminar o curso, a prática de 'aumento' o acompanha até hoje, quebrando padrões e imagens em seus componentes ‘infinitesimais’ e está fortemente presente em seu trabalho como designer.

Seu trabalho é de uma vastíssima amplitude e inclui design de impressão, tipografia, fotografia, escultura, padrões têxteis e mobiliário. Ao invés de focar em uma única forma de expressão, ele transita por várias possibilidades, escolhendo a mais adequada para cada proposta.

Explora o uso da cor como forma de reforçar a identidade e incentivar a interação entre indivíduos e seu meio e, ainda, como modo de evocar emoções e de contrabalançar formas negativas de ver e pensar. Os valores terapêuticos de cor tem sido amplamente pesquisados, mas muitos de nós ainda vivemos em um mundo de preto, branco e cinza, segundo Zuzunaga.

O trabalho de Zuzunaga é fortemente influenciado pela arquitetura e pelo ambiente urbano. Toques do oriente se misturam com filosofia, alquimia, antropologia, sociologia e a psicologia de Carl Gustav Jung. Em particular o conceito da individuação da alma de Jung - um processo de integração psicológica pela qual o inconsciente é trazido à consciência para que possa ser assimilada toda a personalidade - marca fortemente suas propostas.

Cristian Zuzunaga divide seu tempo entre Barcelona e Londres e está atualmente trabalhando em uma série de projetos artísticos e em colaborações conceituais em design.

No universo de móveis e decoração em especial o destaque é em suas estampas. Cristian Zuzunaga é o 'mago' das estampas! Suas estampas de pixels são o que há de mais antenado no mundo dos revestimentos e do design moderno.

Tecidos com pixels "explodidos" (Lembram do microscópio?), ampliadíssimos, enchem de cor estofados, almofadas e tapetes (que chegam a custar mais de três mil euros) revestem uma série de objetos e móveis conceituais.

Algumas referências de seus trabalhos:

- Edição Especial “Pixellated” para o sofá de Patricia Urquiola. (2007) Moroso (UK) / Kvadrat.
- Padrão 'Imaginatio', em colaboração com Christophe Delcourt (2009) para a Maison do objeto, na Le Bon Marche, em Paris.
- Coleção “Squaring of the Circle”, inspirada em diferentes 'skylines' para o design de tecidos para cortinas (2010) Kvadrat.
- Padrões para poltrona de Ernrico Franzolini e a 'Spirit Cushion', também da Kvadrat (2010).
- Coleção de Tapetes “Digit”. (2010) Nani Marquina
- Tecido Shangai para estofados 'Togo' da Ligne Roset.