newsletter

Válido para compras acima de R$ 800,00 e limitado a 1 uso por pessoa. Não válido para Cadeira UMA, Vale Presentes, Lançamentos, Bazar e Flash Sale.

Poltronas


Alguns designers de móveis se notabilizaram pela criação de poltronas que se tornaram ícones de design. Como as poltronas Wassily, de Marcel Breuer e Barcelona, de Mies Van der Rohe. Wassily foi projetada por Marcel Breuer, diretor da Bauhaus, em homenagem ao pintor Soviético Wassily Kandinsky, e feita pela indústria de aço alemã Manessmann. É feita em aço inoxidável tubular, com um desenho curvo que revolucionou, na época de seu lançamento, o design mobiliário.

A segunda é confortável, ergonômica e, principalmente, dona de formas surpreendentes que até hoje são objeto de desejo de muitos criadores. Foi projetada por Mies Van der Rohe, também da Bauhaus, e apresentada no Pavilhão Alemão e na Feira Internacional de Barcelona em 1929. É uma das peças de mobiliário mais apreciadas por designers de produto. É composta por duas peças: encosto e apoio para pés. As reproduções desta poltrona podem ser vistas em diversos sites e revistas de decoração. Feita com a estrutura em aço e estofada em couro, o desenho faz parte de um projeto completo de design de interiores, composto por mesas, bancos e outros itens de decoração.

Atualmente as poltronas são usadas em diversos ambientes, com os mais variados revestimentos, como, por exemplo, o patchwork de tecidos da marca Aninha Strumpf, personalizados, que dão charme extra à decoração. Há poltronas para escritórios, salas de estar, poltronas para ler, para amamentar, enfim, o uso da peça define suas características principais, mas todas elas apresentam um ponto em comum: poltronas são sempre confortáveis.

As poltronas reclináveis também são conhecidas como a 'cadeira do papai' recebem este nome pelo hábito cultural tradicional das famílias brasileiras da primeira metade do século XX de reservar a melhor poltrona da sala para o chefe da casa descansar ou assistir televisão confortavelmente. Muitas dessas poltronas são dotadas de dispositivos reclináveis que tornam as peças ainda mais aconchegantes. O modelo mais comum desse tipo de poltrona tem estrutura em madeira e é revestido de couro natural ou ecológico, para que apresente bastante resistência ao uso diário, mas há uma grande diversidade de materiais que podem ser usados na sua fabricação.

Metais como o aço e ferro, além da madeira, são usados nas estruturas e essas estruturas são revestidas de mantas de espuma de poliuretano, aplicadas antes dos revestimentos em tecido ou couro, sendo moldadas nas armações de forma a proporcionar um perfeito encaixe aos contornos do corpo. Outras ainda apresentam mecanismos de massagem que, quando acionados, produzem leve trepidação, proporcionando relaxamento para a musculatura corporal. Marcas como a Plenitude Design, Herval, Dima Design, Aninha Strumpf e outras desenvolvem modelos especiais de poltronas para todos os usos e estilos de decoração.