newsletter

Válido para compras acima de R$ 800,00 e limitado a 1 uso por pessoa. Não válido para Cadeira UMA, Vale Presentes, Lançamentos, Bazar e Flash Sale.

Vincent Thomas Leman


Vincent Thomas Leman é um designer norte-americano, pertencente ao que se convencionou chamar de estilo "craft artist" que cresceu trabalhando na loja de móveis sob medida de sua família, em Francesvill, Indiana.

Depois de completar seu curso de engenharia mecânica da Universidade Purdue, tomou a decisão de voltar para a construção de móveis depois de perceber que se sentia avesso aos cubículos e e mesas de trabalho que sua 'carreira' oferecia e, em 2001, Vincent começou a construir os seus 'móveis arte'.

Em 2005, Vincent e Jessie Leman fundaram a Dust Furniture, marca de 'móveis tradicionais abstratos', que é como seu estilo é chamando, de Valparaiso, Indiana, USA.

Os trabalhos do designer Vincent Thomas Leman para a Dust Furniture parecem ter saído de alguma obra surrealista, dando vida a coleções de mobilíario criativo. Vincent gosta de transpor para a realidade aquilo que a sua mente imagina. Vincent combina suas habilidades como marceneiro e seus conhecimentos de engenharia para criar móveis que desafiam a gravidade, com personalidade.

Uma parte fundamental do processo de criação de Vincent é a integração de forma e função. Ele cria móveis que são funcionais, na medida em que podem ser integrados com sucesso na vida diária, e ainda - igualmente importante - oferece uma dose de fantasia para alegrar a rotina da vida diária.

Sua fórmula é buscar novos modos de descobrir novas maneiras de misturar arte e vida, e tornar tudo isso acessível. Nas suas criações há sempre um elemento do tradicional e mesmo 'vintage', mesmo que 'deformadas' e 'distorcidas', como numa obra de arte saída diretamente do surrealismo de um quadro de Salvador Dalí.

O processo criativo de Vincent é tradicional. Cada peça começa num esboço de desenho e embute um conceito pré-estabelecido, seja ele uma insinuação de movimento, uma curva inesperada ou até mesmo a ideia de um grupo de malabaristas em ação. Depois de trabalhado o desenho, fazendo e refazendo, desenhando e apagando, acrescentado e removendo detalhes, o desenho final é digitalizado e, no computador são trabalhados os vetores do projeto a ser produzido.

É então que começa a etapa em que a ideia “ganha vida”. “Chuck”, nome carinhoso que Vincent dá ao seu computador faz os cálculos necessários para que as peças possam ser produzidas. O processo de produção é quase toda artesanal. A madeira é cortada, montada e lixada à mão e, por último, as peças são finalizadas com a pintura, geralmente em tonos fortes e vivos.

A Dust Furniture é uma empresa ‘eco friendly’, trabalhando com tintas feitas à base de água, sem solventes, o verniz é reutilizado e até mesmo as embalagens onde os móveis são acomodados para as entregas aos clientes são recicláveis e fabricadas em papelão biodegradável.